Notícias

Como fica o calendário brasileiro de futebol para 2024 – ano de Olimpíadas e Copa América

A grande dúvida que paira sobre a cabeça de todos os amantes de futebol: como ficará o calendário futebolístico para 2024, ano de Copa América e Olimpíadas?

O ano de 2024 será uma temporada corrida para o futebol brasileiro. Eventos internacionais, que roubam a cena esportiva, acabam por compactar ainda mais o calendário futebolístico nacional.

Não é novidade para quem acompanha futebol, o calendário intenso que nosso futebol possui. Times brasileiros chegam a jogar o triplo de partidas no ano em relação a clubes europeus, intensidade que exige muito da resistência física dos jogadores.

Em 2024, haverá a possibilidade de uma equipe brasileira chegar a 89 partidas em um ano, a depender do desempenho positivo em múltiplas competições. Confira a tabela abaixo:

Estadual: 16 datas

Campeonato Brasileiro: 38 datas

Libertadores: de 13 a 17 datas; Sul-Americana: de 13 a 15 datas

Copa do Brasil: de 10 a 12 datas

Mundial de clubes: 2 datas

Supercopa do Brasil: 1 data

Desafio de clubes: 1 data*

Recopa Sul-Americana: 2 datas*

* Pode ser necessário reservar datas para a Recopa Sul-Americana e para o Desafio de clubes, uma vez que são competições que podem ou não contar com equipes brasileiras. Além disso, apenas eliminações precoces na Libertadores e Sul-Americana podem encurtar o calendário nacional.

A seleção brasileira terá 12 datas no calendário com a Copa América e o amistoso programado pela Fifa em junho. Além disso, são mais seis nos Jogos Olímpicos. Dessa forma, para manter o padrão de 2023, a CBF vai precisar começar as competições no dia 14 de janeiro e terminar a temporada do futebol brasileiro apenas em 1º de dezembro. Com isso, são 93 datas disponíveis. Haveria ainda a necessidade de dez semanas a mais.

Outro ponto que é importante ressaltar é que, para os jogos começarem em 14 de janeiro, as equipes teriam de receber seus atletas de férias bem antes; afinal, existe a pré-temporada.

Dessa forma, a tendência é uma temporada cheia de jogos, sendo favorável a clubes que têm elencos maiores, mas isso também aumenta as preocupações com lesões. O único ponto positivo é para os apostadores; afinal, eventos não irão faltar.

O calendário oficial da CBF para a temporada 2024 deve sair nos próximos dias, como é de costume da entidade, sempre divulgando-o entre agosto e setembro.

Todo gestor de Clube de Futebol sabe o desgaste físico que acomete os jogadores, devido a este calendário corrido. Para realizar uma boa gestão da Saúde e do histórico médico dos seus atletas, para evitar lesões graves por saturação do atleta, conheça a nossa solução tecnológica para a gestão da saúde do ativo mais importante do seu clube: seus atletas.
Clique aqui para conhecer o BeatsCode Saúde&Performance.

Seja Campeão

Quer saber mais sobre nossas soluções e revolucionar a gestão do seu time de futebol? Entre em contato!